22 MAI 2017
Presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, deve anunciar cronograma da Previdência nas próximas semanas

BRASÍLIA – O presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), deve anunciar na próxima semana o calendário de votação da reforma da Previdência pelo plenário da Casa. Entre os parlamentares, o que se diz é que a data-limite é 13 de junho, quando começam as festas juninas e julinas pelo Nordeste, especialmente. Ao GLOBO, Maia já havia reagido ao ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha, que divulgara que a Previdência seria votada entre os dias 24 e 31 de maio. Como resposta, o presidente da Câmara avisou que essa prerrogativa é da Câmara, e não do Palácio do Planalto.

— Vamos construir (uma data). Na semana que vem passo a data para vocês — disse Rodrigo Maia.

O governo tem pressa, mas ainda não tem os votos necessários. O ideal é ter 330 votos pelo menos, já que são necessários pelo menos 308 votos para se aprovar uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC), que é o caso.

Mesmo com o fim da etapa na comissão especial, na última terça-feira, ainda há resistências na base aliada, em especial no PSDB. Os tucanos querem que, primeiro, o PMDB feche questão sobre o assunto.

Parlamentares já avisaram que o limite político é início de junho. Deixar para o segundo semestre, na avaliação deles, faria com que a mobilização perdesse força.

— Tem que votar até dia 13 de junho, ou não vota — disse um deputado aliado.

FONTE: O Globo